segunda-feira, 2 de março de 2009

O Ranking dos melhores médicos de São Paulo

CREMESP ALERTA

Publicações que divulgam relação de “melhores médicos” ferem a ética médica

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo mais uma vez vem a público manifestar sua preocupação quanto às publicações, encartes, cadernos especiais de jornais, revistas, catálogos, anuários, premiações e similares que fazem divulgar relações, listas ou rankings de “melhores médicos”, “médicos mais admirados”, “médicos do ano” etc.

Com fins comerciais, tais publicações ferem a ética médica ao promoverem determinados médicos em detrimento de outros colegas, podendo caracterizar, ainda que indiretamente, publicidade indevida, concorrência desleal e angariação privilegiada de clientela.

No Estado de São Paulo atuam cerca de 100 mil médicos, o que torna impossível eleger e diferenciar, por meio de critérios objetivos e justos, a excelência dos inúmeros profissionais, da capital e do Interior, que se destacam em 53 especialidades médicas e 54 áreas de atuação oficialmente reconhecidas.

As diversas possibilidades de vínculos (públicos e privados) e de inserção profissional (clínica, assistência, ensino, pesquisa, gestão, dentre outras) também impedem comparações generalizadas.

Considerando as reclamações de médicos que chegam ao Cremesp, solicitamos aos colegas que não aceitem a veiculação de seus nomes e informações pessoais nesse tipo de publicação e que comuniquem ao Conselho sempre que ocorrer a divulgação sem a devida permissão do profissional.

Recomendamos a atenção dos Diretores Clínicos e Responsáveis Técnicos de hospitais, laboratórios e outras empresas da área da saúde, que geralmente constam como anunciantes e patrocinadoras das referidas publicações.

Por fim, ressaltamos que o Cremesp divulga na Internet (www.cremesp.org.br), após cadastramento e autorização dos médicos, fotografia, dados pessoais e profissionais que ficam à disposição para a consulta da população.

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, 18 de fevereiro de 2008

2 comentários:

  1. ENTRE EM CONTATO COMIGO MORO EM SÃO JOSÉ DA LAJE UMA CIDADE DO INTERIOR TENHO UMA FILHA QUE CUIDO DESDE OS 5 ANOS QUE TEM VITÍLIGO O QUE FAZER TEL 082 9123-8160

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA SOU EDSON JORGE CAMARÃO, ESTOU COMMEU FILHO MAYCOM RIBEIRO QUE SE ACIDENTOU NUMA MÁQUINA DE MOER CANA E DANIFICOU TRÊS DEDOS da mãos
    EM ABRIL SERÁ FEITA UMA CIRURGIA DE RESTAURAÇÃO DOS MOVIMENTOS DOS DEDOS E TAMBÉM ESTOU EM DÚVIDA QUANTO AS CONSEQUENCIAS DESSAS CIRURGIAS

    ResponderExcluir